Projetos de Trabalho: uma prática
interdisciplinar
Ellen Alves
Os
projetos de trabalho na escola possibilitam apresentar para o aluno o
conhecimento de forma concreta e contextualizada, diferente do trabalho por
matérias/disciplinas isoladas que apresentam os conteúdos de forma isolada e
fragmentada, não estabelecendo relações significativas entre o conhecimento
escolar e as práticas diárias. “Reorganizar o currículo por projetos, em vez
das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol
Fernando Hernández. Ele se baseia nas ideias de John Dewey (1859-1952),
filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a
sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.” (Nova Escola,
2002)
A
definição de Projeto de Trabalho, segundo Hernández (1998) é:
“o enfoque integrador da construção
de conhecimento que transgride o formato da educação tradicional de transmissão
de saberes compartimentados e selecionados pelo/a professor/a e reforça que o
projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua
função. Como tal, sempre será diferente em cada contexto.”
(KEHRWALD, Isabel Petry e GANDOLFO, Maria
Ângela Paupério).
Para
trabalhar com projetos, o professor primeiramente precisa conhecer e saber as
experiências e expectativas do aluno e estimular o aluno para que ele possa se
inquietar e desenvolver o espírito investigativo, atitude que também deve ser
desenvolvida no professor. “Em um projeto de trabalho os próprios educandos
começam a participar do processo de criação, procurando respostas e buscando
soluções”. (HAMZE, Amelia). O professor deve atuar como mediador no processo de
trabalho, proporcionando que a aprendizagem ocorra através da construção do
conhecimento e na interação entre professor e aluno.
O
Projeto de trabalho significa pensar na aprendizagem como um processo global e
complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes
dissociáveis;
Os
projetos de trabalho apresentam as seguintes características:
- Desenvolvimento da capacidade dos alunos de autodireção, formulação e resolução de problemas. (FETZNER, Andréa Rosana)
- Envolvem o aluno no trabalho buscando atender os seus interesses;
- Possibilitam ao educando apresentar-se como sujeito ativo;
- Possibilitam que a aprendizagem ocorra de forma significativa.
- O conteúdo trabalhado deve levar o aluno a dar sentido ao que aprende, possibilitando uma aprendizagem significativa.
A
prática tradicional de ensino desenvolve os conteúdos através de disciplinas
fragmentadas e que não se relacionam entre si. O projeto de trabalho desenvolve
os mesmos conteúdos, no entanto, apresenta-os para os alunos de forma
contextualizada possibilitando-os relacioná-los ao cotidiano.
Um
projeto de trabalho tem como organização: a definição de uma problematização
pelos alunos, o aluno como sujeito ativo, a pluralidade e a autenticidade. O
trabalho com projeto é único, sendo inviável o mesmo projeto para várias
turmas. O tema pode ser o mesmo, no entanto, a forma de solucionar o problema
apresentado, é particular para cada turma.
“a
função da aprendizagem como desenvolvimento da compreensão que se constrói a
partir de uma produção ativa de significados e do entendimento daquilo que
pesquisam, identificando diferentes fatos, buscando explicações, formulando
hipóteses enfim, confrontando dados para poder realizar uma variedade de ações
de compreensão que mostrem uma interpretação do tema, e, ao mesmo tempo, um
avanço sobre o mesmo". ( KEHRWALD,
Isabel Petry e GANDOLFO, Maria Ângela Paupério).
O
trabalho com projetos não é uma prática amplamente aplicada em sala de aula,
pois ainda gera muitas dúvidas no educador. No entanto é uma prática que os
educadores devem buscar desenvolver para alcançar o objetivo maior da escola:
atender as necessidades do aluno. O professor deve, visando a melhoria na
qualidade de ensino, buscar formação e desenvolver o espírito investigador para
que possa desenvolver uma prática que valorize a aprendizagem significativa do
aluno, que busque na interação o caminho para o processo de ensino aprendizagem
e que possibilite ao aluno tornar-se sujeito ativo no processo de aprendizagem.
Essa organização do ensino possibilita a interligação de várias disciplinas e
possibilita ao aluno relacionar o conhecimento de várias áreas com diferentes
enfoques,
“adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas
e culturais da realidade brasileira, que considere os interesses e as
motivações dos alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de
cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência,
dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem” (PCN, 1997, v.1, p. 27)
A
prática pedagógica deve estar sempre voltada para oferecer aos educandos meios
pelos quais eles possam vivenciar em sua vida diária os conhecimentos
adquiridos na escola e o professor deve proporcionar que esse processo de
ensino aprendizagem ocorra de forma significativa.
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