domingo, 21 de outubro de 2012

Planejamento



A importância de planejar as aulas


Por: Professor Jefferson Barbosa de Matos

Um jornalista que não organiza as perguntas para uma entrevista jamais montará uma boa reportagem. Se um advogado não estuda com atenção um processo, só por sorte ganhará a causa.
E o professor... O professor você sabe, desenvolve aulas melhores quando prepara de antemão um plano com o que vai apresentar na classe. Se o planejamento está (ou deveria estar) incorporando à rotina, porque deveríamos tratar desse tema? E porque os professores estão sendo solicitados a produzir planos de aulas mais abrangentes e flexíveis.
Tomemos como exemplo a interdisciplinaridade, que coloca em torno de uma mesa mestres de variadas especialidades, e a conteúdos escolares de acordo com a realidade. Tais recursos pedagógicos, cada vez mais adotados, só terão sucesso se escorados em bons planos de aula. O que se propõe é uma reflexão sobre a sua rotina de trabalho.
O jornalista tem chance de rever seu erro na edição seguinte. Um advogado sempre pode apelar de uma sentença desfavorável. Mas os professores correm mais riscos: a chance de usufrui um daqueles momentos mágicos em que os alunos abrem os olhos e o coração para o aprendizado pode não se repetir.
E para sintetizar, dá uma boa aula, mistura disposição, sensibilidade, talento, adequação a realidade dos alunos e especialmente uma boa dose de planejamento. O planejamento é o meio para se programar as ações docentes, mas também um momento de pesquisa e reflexão íntimo ligado à avaliação. Por essa razão o planejamento é uma espécie de uma garantia de resultados.
E sendo a educação uma atividade sistemática, uma organização da situação de aprendizagem necessita evidentemente de um planejamento para atender o que dela se espera. Boa aula é aquela que oferece um equilíbrio, entre o aprendizado significativo e mecânico, embora o indispensável, fique subordinado ao significativo. Por isso é preciso planejar as aulas com cuidado. O resultado do improviso pode ser um desastre. Assistir a uma aula mal planejada é abrir um livro escolhendo os capítulos ao acaso. O plano é uma guia de orientação, pois nele são estabelecidas às diretrizes e os meios de realização do processo docente. Como a sua função é fria e prática, ele tem que ser flexível, pois está sempre em movimento está sempre sofrendo modificações face às condições reais.
Deve haver objetividade e entendermos a correspondência dos planos com a realidade a que vai aplicar-se. NÃO ADIANTA PREVISÕES fora das possibilidades humanas e materiais da escola, contudo fora das condições dos alunos.

Fonte:http://www.mundovestibular.com.br/articles/6243/1/A-importancia-de-planejar-as-aulas/Paacutegina1.html

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